Como as notícias de atualidade são editadas na Wikipédia

Como as notícias de atualidade são editadas na Wikipédia

146
0
COMPARTILHE

JORNALISMO NA INTERNET – PRODUÇÃO COLABORATIVA
Por Joe Sutherland

Há quase quinze anos que a abrangência de temas cobertos pela Wikipedia vem crescendo continuamente. Atualmente, a enciclopédia gratuita online cobre tudo, desde música, filmes e vídeo games até geografia, história e ciências. Também contém artigos sobre tendências no noticiário, atualizadas por dezenas de milhares de editores voluntários assim que as notícias são divulgadas.

Para investigar alguns aspectos desse fenômeno, como, por exemplo, a velocidade com que notícias de última hora são cobertas pela Wikipedia, a comprovação da informação acrescentada depois de algum tempo e a distribuição de correções entre os editores da Wikipedia, selecionei um artigo para análise posterior na forma de dissertação.

O artigo selecionado foi Shooting of Michael Brown [Assassinato de Michael Brown], que cobria a morte de Michael Brown, de 18 anos de idade, em Ferguson, Missouri, pelo policial Darren Wilson. O incidente atraiu muita atenção da imprensa, estimulada por protestos locais, no subúrbio de St. Louis. Observei o histórico do artigo até 12 de janeiro de 2015.

Os dados obtidos foram divididos em dois “picos” no desenvolvimento da matéria: o atropelo inicial da mídia depois do começo dos protestos, em meados de agosto, e a decisão do grande júri de Ferguson de não indiciar Darren Wilson pela morte do adolescente, no final de novembro [https://blog.wikimedia.org/2015/08/17/wikipedia-breaking-news/#2]. Cada “pico” representou 500 “revisões” individuais do artigo em questão. Neste caso, o uso de picos permitiu uma análise cruzada – ou seja, uma comparação direta entre os dois casos estudados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO