COMPARTILHE

 

Em comemoração ao Dia do Jornalista, hoje, 7 de abril, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove nos dias 12 e 13 de maio, o Ciclo de Debates “Desafios da Comunicação Pública em Rede: políticas públicas, participação popular e direito à comunicação”. O evento contará com exposições, workshops e grupos de trabalho, e o objetivo dos organizadores é ampliar os esforços da mobilização dos jornalistas, profissionais que tem pautado no país as discussões sobre a democratização da comunicação, como uma das garantias para o exercício da cidadania.

Para o diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Rodrigo Lucena, o fomento da rede pública de comunicação, a criação de canais educativos, comunitários, de cidadania e legislativos podem proporcionar novo campo de trabalho para os jornalistas: “Caberá a esse profissional a condução técnica dos trabalhos, a produção de conteúdos de qualidade e educativos, contribuindo, de fato, para a formação do cidadão”.

De acordo com o gestor, a realização do ciclo de debates representa, dentre outras, a oportunidade de estender a Rede Legislativa no Estado e ampliar o alcance da TV Assembleia, levando aos municípios mineiros o acesso ao debate político. “Ao orientarmos as câmaras municipais a constituírem suas próprias TVs legislativas para a divulgação e compartilhamento de conteúdos, estamos propiciando aos cidadãos maior conhecimento da atuação do Parlamento, qualificando-os para a participação e a fiscalização.

Segundo Rodrigo Lucena, a expectativa é que o evento proporcione o acréscimo de municípios parceiros, abarcando aproximadamente mais 300 mil pessoas com acesso à programação da TV Assembleia, que já se encontra presente hoje em 100 cidades, no âmbito do sistema analógico e 10 no digital, sendo que quatro dessas estão concluindo seus processos de implementação.

(Publicado no Portal da ALMG, em 6/4/16.)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO