Dicas de viagem

Dicas de viagem

248
0
COMPARTILHE

A convite da Diretoria da ASI, iniciamos este contato semanal onde, de forma objetiva e descontraída, daremos dicas de pontos pitorescos que você pode encontrar em suas voltas pelo mundo. Tenho o costume de dizer que, “viajar é uma questão de escolha, opção”, dizer que não pode, por falta de dinheiro ou oportunidade é, no mínimo, desculpa esfarrapada. Com esta afirmação, tento convencer meus amigos e alunos que, as viagens não são caras ou inacessíveis. Seja qual viagem for, nacional ou internacional, com um pouco de esforço, pesquisa e planejamento, você poderá desfrutar de momentos inesquecíveis sem gastar muito. Em períodos fora da temporada de férias, os preços são bem convidativos e possibilitam oportunidades de viagem inimagináveis. Portanto, levante-se, arrume as malas e pés na estrada, nossa viagem vai começar.

Rio de Janeiro é um ponto muito procurado por todos os que desejam momentos de extrema ligação entre a história do Brasil, pontos de exuberância natural, lindas praias e descolados points. Ainda mais, próximo às olimpíadas, onde um grande número de turistas e entusiastas esportivos vão estar naquelas bandas.

Os pontos turísticos são inúmeros, incontáveis e fantásticos. A cidade tem estado muito descuidada, suja, sem o trato merecido, muitos moradores de rua e a já tradicional violência, infelizmente não se pode descuidar, em momento algum. De outro lado, não tenha isso como um impeditivo. Não generalize em situação alguma quando você está “turistando”. Tudo vai depender de um cuidado especial, atenção redobrada e aquele espírito aventureiro que todos nós, fãs da mochila nas costas, sempre temos. Com as devidas cautelas e descontos, ainda dá para aproveitar muito da cidade maravilhosa.

Outra insistência nossa, será a utilização do transporte coletivo nos lugares onde vamos visitar. Sei que não é em todo lugar que temos um transporte de qualidade, eficiente, mas na grande maioria das cidades, o metro, trem de superfície e ônibus são mais que recomendados para sentirmos o clima nativo e gastarmos menos, bem menos.

Entre os passeios do Rio, vou destacar dois muito interessantes e saudáveis. Que serão finalizados em um almoço pra lá de especial. Sugiro que você programe uma ida à dois parques próximos e muito incríveis. Jardim Botânico e Parque Lage, um fica, praticamente, ao lado do outro, na Rua Jardim Botânico altura do número 1.800.

palmeirasDe forma bem simplificada, mesmo porque você vai ter a oportunidade de pesquisar in locco, o Jardim Botânico do Rio é uma das áreas verdes mais incríveis da Guanabara. Com mais de 3.000 espécies de plantas, lugares aprazíveis e palmeiras imperiais. Sua criação coincide com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808. A decisão foi, do então príncipe regente português D. João em instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo.

turismoA história do Parque Lage vem do século 16, quando foi engenho de cana de açúcar, no início do século 20, residência de um milionário casado com uma cantora de ópera, onde o mesmo ergueu um palacete. Na década de 1960 quase virou condomínio, mas foi salvo para o bem humanidade. Lá você encontra um delicioso café, área verde de deixar o queixo caído e um palacete com piscina ao centro perfeito par fotos incríveis. Olhe um pouco para cima e, se o tempo estiver bom, aprecie uma visão do Cristo Redentor em sua face direita, que é de encher os olhos.

barFeitos estes dois passeios, com certeza você estará faminto. Quer comer divinamente e de maneira barata? A dica é o Restaurante Joia Carioca, na mesma rua, altura do número 594. De pratos feitos deliciosos ao oferecido a la carte, vale a pena pela qualidade e preço justo. Tenho certeza que você vai adorar. Divirta-se.

Para chegar ao Jardim Botânico, pegue o metrô linha 1 ou 2, desça na Estação Botafogo, e pegue logo em frente o ônibus Metrô Na Superfície sentido Gávea. Deixe de timidez e pergunte ao motorista, ele te deixará em frente ao parque.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO