Papel da Associação Sorocabana de Imprensa

Papel da Associação Sorocabana de Imprensa

Com a missão de reunir profissionais de comunicação de Sorocaba e Região, a Associação Sorocabana de Imprensa atua na fomentação e divulgação da cultura, na defesa da liberdade de expressão e de imprensa.

Para isso, a ASI promove o debate e a troca de experiências através de cursos, workshops, seminários e encontros onde os profissionais e estudantes de comunicação podem debater seu importante papel na sociedade.

Por reunir em seu quadro associativo profissionais de diversos segmentos da comunicação e de todos os tipos de mídia, a Associação também promove a defesa e apoio a profissionais que tenham seus direitos e liberdades infringidos.

E por executar seu papel com excelência, a Associação Sorocabana de Imprensa esteve presente nas principais lutas pela liberdade e democracia do país como a defesa pela anistia, as Diretas Já e outros acontecimentos que colocaram em risco as liberdades civis e políticas da população.

A ASI é ainda entidade parceira de instituições públicas e privadas no desenvolvimento de ações que não apenas valorizam os profissionais da imprensa, mas contribuem para a ética no jornalismo e na sociedade. Para isso, criou o Prêmio ASI Schaffler de Direitos Humanos, instituído em 2001 pela Associação Sorocabana de Imprensa, o prêmio jornalístico foi inspirado no Prêmio Jornalístico “Vladimir Herzog” – de Anistia e Direitos Humanos.